indicadores-financeiros-e-contabeis

Indicadores financeiros e contábeis de uma empresa


Muitos empreendedores começam negócios com ideias brilhantes e aplicam estratégias de sucesso na hora de inovar. Entretanto, acabam não prosperando por dificuldades de analisar a performance de faturamento.

Este tipo de situação é mais comum do que se pensa e deixa a gestão sem um norte sobre em que projeto investir mais recursos ou onde realizar cortes em momentos mais desafiadores.  

Para tomadas de decisão assertivas na gestão das finanças, contar com dados precisos e confiáveis é imperativo para se alcançar o desempenho esperado

Nesse sentido, uma ferramenta muito em voga entre as empresas com grande desempenho na gestão de capital são os KPIs. Você já ouviu falar nesta ferramenta?

Os Key Performance Indicators – ou indicadores-chave de desempenho –  apontam com exatidão a performance econômica de um negócio, qual a real situação das finanças, e quais os aspectos operacionais representam os principais gargalos para o crescimento sustentável, direcionando, assim, projetos mais eficientes.

Quer saber quais os indicadores financeiros e contábeis de uma empresa? Leia o artigo que preparamos para você!

 

O que são indicadores financeiros e contábeis?

Os indicadores financeiros e contábeis são as ferramentas mais eficientes para organização, leitura e otimização da área financeira e contábil de um negócio e para a projeção de planos para o negócio. 

Eles avaliam critérios fundamentais para que a empresa atinja seus objetivos com saúde financeira, equilíbrio entre lucros e despesas e compliance fiscal.

São utilizados para verificar a eficiência de projetos,  iniciativas de vendas ou estratégias de mercado, bem como se desempenhando como o esperado ou superando as expectativas da gestão.

Os indicadores de desempenho financeiros e contábeis são elaborados a partir de base de dados confiáveis, como o  Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), por exemplo.

Por isso, para o melhor aproveitamento destas informações, é imprescindível se contar com uma contabilidade experiente na apuração de informações econômicas específicas do tipo de negócio que você administra.

Quais as categorias de indicadores financeiros e contábeis de uma empresa?

Como parte fundamental da estratégia de um negócio, os indicadores financeiros e contábeis permitem à gestão acesso a uma análise rápida e eficaz de informações que seriam pouco evidentes sem a apuração pormenorizada que oferecem.

Eles podem ser táticos, quando mensuram o quão próximo à empresa está de realizar planos de grande porte, ou operacionais, que mensuram a qualidade das atividades cotidianas do negócio. 

Dessa forma, são classificados nas seguintes categorias: 

 

  • Indicadores de Liquidez Corrente: avaliam a capacidade de cumprir demandas a curto prazo;
  • Indicadores de Lucratividade e Rentabilidade: apuram os lucros obtidos, respectivamente com as vendas e capital investido;
  • Indicadores de Atividade: mensuram o tempo que a empresa leva para  conversão das contas em vendas ou entradas e saídas de caixa.
  • Indicadores de Estrutura de Capital e Endividamento: medem o índice de endividamento a longo prazo;
  • Indicadores de Valor de Mercado:  utilizado para empresas de capital aberto, e estimam o valor da empresa a partir do valor das ações;

Quais os principais indicadores financeiros e contábeis de uma empresa?

A esta altura, você já conhece o que são os indicadores financeiros e contábeis e como contribuem para uma melhor percepção da gestão sobre a condição financeira da empresa como um todo. 

Confira alguns modelos muito utilizados no mercado e com qual objetivo aplicá-los

 

Faturamento

O faturamento apura o desempenho das vendas  demonstra se a empresa gera caixa suficiente para liquidar os custos gerais para seguir em funcionamento.

Esse indicador financeiro é aferido a partir da soma de todos os valores captados pelas operações de mercado do negócio – vendas de produtos ou serviços  – em um determinado período, sendo as apurações mais comuns de periodicidade mensal, semestral e anual.

 

Lucro líquido 

Faturamento é o dinheiro que a empresa arrecada com suas operações de vendas. Ele apronta o montante de capital que entrou no negócio. 

Entretanto, uma empresa precisa arcar com despesas operacionais,  tributos, mão de obra, dentre muitas outras obrigações financeiras. 

Dessa forma, o lucro líquido aponta o que de fato restou de dinheiro após a empresa liquidar todas as dívidas. 

Ou seja, o lucro líquido é o  indicador financeiro e contábil que demonstram quanto de faturamento de fato representa um ganho de capital.

Retorno sobre investimentos

Conhecido como ROI, é o indicador que demonstra a viabilidade do negócio. O ROI faz o aferimento da quantidade de investimento realizado e qual o retorno obtido a partir desta aplicação.

Sendo calculado a partir da seguinte fórmula:

  • Lucro líquido ÷ total de ativos do balanço.

 

Dessa forma, o ROI subsidia tomadas de decisão mais assertivas.

Ponto de equilíbrio (break even point)

Este indicador contábil indica o em que qual o montante de receita líquida da empresa é equivalente à soma dos custos e despesas. Ele indica quando o lucro líquido é igual a zero. Seu cálculo se dá a partir da seguinte fórmula:

  • Ponto de equilíbrio  = Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição

Com o ponto de equilíbrio, a gestão tem uma percepção clara de quanto precisa vender para bancar suas operações sem nenhum prejuízo. 

https://gsigma.com.br/#contato

Conte com o suporte da Sigma Contabilidade!

Agora que você já conhece alguns dos indicadores financeiros  e contábeis essenciais para o bom desempenho de sua empresa, que tal contar com uma contabilidade especializada para implementá-lo em seus negócios?

Isso você  encontra na Sigma Contabilidade! Com 20 anos de mercado, somos uma empresa com especialização na análise de resultados para negócios de pequeno e médio porte. 

Conte com nossos especialistas para estruturar os indicadores financeiros e contábeis mais assertivos para o sucesso de sua empresa!

Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste conteúdo? Confira outros em nosso blog e redes sociais!

Leia também: Como precificar produtos: entenda como fazer a correta precificação em seu supermercado.

FONE

(62) 3095-6240

Endereço

Av. Anhanguera, n.5674, Ed. Palácio
do Comércio, sala 101 - 74043-010 - Goiânia-GO

E-mail:

contato@gsigma.com.br

Siga-nos no Instagram

© 2020 Sigma Contabilidade - Todos os direitos reservados.