Como precificar produtos: entenda como fazer a correta precificação em seu supermercado


Supermercados são modelos de comércio normalmente varejistas, de grande porte e generalistas, que trabalham com uma imensa gama de produtos os mais diversos possíveis.

 

Este tipo de negócio tem uma relevância expressiva para economia nacional, gerando cerca de 3,1 milhões de postos de trabalho e movimentando, apenas em 2021,  R$ 611,2 bilhões, representando 7,03% do PIB

 

Com toda essa variedade de mercadorias e uma movimentação de capital tão intensa, um dos pilares para o sucesso neste nicho de mercado é a assertividade na precificação de produtos. 

 

A afirmação pode parecer óbvia, mas, pesquisas demonstram que 89% dos empreendedores brasileiros não sabem ao certo que considerar na hora de fixar preços em seus produtos. 

 

Por esta razão, preparamos este artigo para você que trabalha no segmento dos supermercados e entenda como fazer a correta precificação em seu estabelecimento. 

 

Boa leitura!

 

Qual a importância da precificação em um supermercado?

 

Para obter bons resultados de vendas, empresas que operam no varejo precisam vencer os  desafios de estabelecer a oferta de produtos a um preço atrativo para o público, que, em simultâneo, faça frente às despesas do negócio e ainda produza lucratividade para a empresa ao fim.

 

E não para por aí: no ramo dos supermercados, a precificação ainda precisa driblar as estratégias de mercado da concorrência em um setor muito capilarizado, e compete com mercados menores e com tributações mais baixas – ou com redes maiores, que conseguem preços mais baixos por comprar em quantidades muito maiores.  Isso sem contar que cerca de 59% da população vêm se dedicando a mais pesquisas de preços na hora de comprar.

 

O que considerar na hora de precificar seu produto?

 

Alguns indicadores são muito importantes na hora de planejar a precificação de  seu supermercado. Considere:

 

  • Local do estabelecimento e despesas para manter o estabelecimento;
  • Satisfação do padrão de consumo dos clientes locais;
  • Perfil da concorrência regional;
  • Despesas operacionais.

 

Ao considerar estas variáveis, fica clara a importância de ser assertivo na hora de estabelecer o preço de venda de seus produtos para que o negócio liquide suas despesas e ainda disponha de uma reserva de capital para suplantar imprevistos ou investir no crescimento de seu supermercado.

Como precificar produtos de maneira correta em seu supermercado?

Primeiramente, seja estratégico e considere trabalhar com uma precificação que viabilize o planejamento de ofertas, descontos e promoções em momentos-chave para o negócio.

 

Confira, agora, algumas estratégias eficientes para se trabalhar com uma tabela de preços que o coloque em vantagem frente aos concorrentes e ainda assim garanta a rentabilidade ao seu supermercado. 

Faça um levantamento de custos fixos e variáveis

 

É imprescindível ter um cálculo preciso dos custos fixos e variáveis do supermercado é um dos primeiros passos para se estabelecer um valor de referência para sua precificação. Isso porque estes são os gastos básicos para se manter o estabelecimento em funcionando  

 

Faça um levantamento de todas as saídas de capital do supermercado: compra de produtos, gastos com energia, impostos, encargos trabalhistas e demais custos de sustentação dos negócios.

Faça uma estimativa de vendas realista

Para realizar um rateio  de custos coerente com o mercado, é preciso se estabelecer uma estimativa de volume de vendas, entretanto, este procedimento não é simples de demanda o suporte de um profissional contábil com experiência na análise de mercado. 

 Para tanto, é preciso cruzar alguns indicadores:

 

  • Preferências do público local;
  • Demanda por produtos específicos;
  • Sazonalidades de vendas;
  • Preços praticados pela concorrência;
  • Disponibilidade do produto na região;
  • Dentre outros.

 

Vale lembrar que os valores iniciais podem ser ajustados conforme a experiência com as vendas locais e o desenvolvimento da operação.

 

Defina a sua margem de lucro

A estratégia para isso é calcular a margem de lucro líquido na hora de compor a precificação de um supermercado.

 

Para calcular a margem líquida, é preciso primeiro encontrar a receita líquida. Esta, no que lhe concerne, é obtida após recolher todos os tributos sobre o faturamento das vendas. 

 

Assim, para se chegar ao lucro líquido, abata sobre a receita líquida os custos fixos e variáveis do estabelecimento.

 

Lembre-se: definir a margem de lucro irá incidir diretamente sobre os preços praticados, portanto, deverá considerar os preços praticados pela concorrência. Encontre um equilíbrio com o mercado.

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Confira também: Impacto da substituição tributária do ICMS em Supermercados.

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