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Apuração e distribuição de lucros: saiba como fazer


Com a retomada das atividades após o isolamento social, muitas empresas buscam retomar seus ganhos e alcançar escalabilidade em um curto espaço de tempo. 

Neste cenário, um fenômeno observado foi o estímulo à inovação. Mesmo os negócios antes mais tradicionais estão se lançando em projetos mais arrojados, com empreendedores investindo mais capital em negócios de risco.

Entretanto, o que muitos desconhecem é que, quando estes projetos apresentam retorno, um processo para remunerar adequadamente cada sócio ou proprietário pelo capital investido na empreitada é a apuração e distribuição de lucros. 

Se sua empresa está fazendo novos em busca de competitividade, este artigo pode ser útil para você. Continue a leitura e aprenda como fazer uma distribuição de lucros assertiva!

 

O que é a distribuição de lucros?

apuração e distribuição de lucros é um processo por meio do qual cada sócio, acionista e investidor de uma empresa  recebe  valores, com direito sobre o negócio após um determinado período de atividade.

Trata-se, portanto, de uma forma de remuneração destinada a estes entes jurídicos, sendo feita com base no capital investido por cada um na criação do negócio.

A periodicidade com a qual a apuração distribuição dos lucros deve acontecer não é estipulada em lei, ocorrendo de modo estratégico, a partir de definições feitas em reuniões  deliberativas entre os sócios e investidores, e irá se apoiar no que foi definido no momento da formalização do Contrato Social.

A prática mais utilizada é fazer a apuração e distribuição de lucros após o período de um ano de operações, aferindo os referentes a este período.

Entretanto, a Lei n.º 9.249, de 26 de dezembro de 1995, discorre sobre que a distribuição de lucros deve respeitar o enquadramento jurídico da empresa, que interfere na forma como a distribuição dos lucros  acontece.

Conforme a Lei das Sociedades Anônimas, pelo menos 25% dos lucros obtidos pela empresa devem ser distribuídos entre sócios e investidores. 

Ainda, a legislação prevê que empresas que mantêm suas obrigações fiscais, contábeis e tributárias regularizadas têm direito à isenção de IRPF e INSS sobre os valores pertinentes a cada sócio.

Diferença entre faturamento e lucro 

Para uma apuração e distribuição de lucros realizada com assertividade, é necessário conhecer as diferenças entre faturamento e lucro.

O faturamento diz respeito a todo o valor arrecadado pelas empresas a partir de suas operações comerciais de venda, seja de produtos ou serviços.

Já o lucro é a quantia monetária restante após o negócio deduzir do faturamento todos os valores  para cobrir todos os custos e despesas decorrentes de suas atividades.

Após a realização de apuração de gastos do negócio, este montante final é o que será distribuído entre os beneficiários. 

Há ainda outro conceito confundido nesse aspecto. Pela finalidade de apuração e distribuição de lucros, muitas vezes ele é confundido com o pró-labore. 

 

Diferença entre distribuição de lucros e pró-labore

O pró-labore é  a remuneração legal dos sócios, e deve ocorrer usualmente  – geralmente  de periodicidade mensal – e com um valor pré-fixado, que está relacionado com a atividade desempenhada pelo sócio ou empreendedor no negócio.

Já a distribuição de lucros é um plus que acontece sempre que a empresa obtém lucratividade após um período de exercício apurado, o pró-labore deve ser pago tendo esse saldo excedente ou não.

Logo, um mesmo sócio pode receber o pagamento do pró-labore e da distribuição de lucros conforme a lei, desde que este processo esteja previsto na criação do Contrato Social.

Como é realizada a apuração distribuição de lucros?

Para que a apuração e distribuição de lucros seja desenvolvida com a devida assertividade, é  altamente recomendável que o processo conte com o suporte de um profissional contábil com experiência no seu tipo de negócio. 

Isso assegura precisão na apuração das receitas efetivas – brutas e líquidas –,  assim como as reais despesas decorrentes do período aferido, deixando o corpo societário livre para focar nas estratégias voltadas ao core business da empresa. 

Entretanto, algumas estratégias são efetivas neste sentido. Confira um exemplo de como a apuração e distribuição de lucros pode ser realizada. 

Se, em um modelo de apuração anual, um negócio tiver obtido uma receita líquida de R$ 1 milhão e custos totais para o período de R$ 450.000, seu lucro líquido obtido foi de R$ 550.000.

Se esta empresa possui três sócios, com participações respectivas de 60%, 25% e 15% da empresa, e foi determinado que, do lucro obtido, R$ 200.000 serão destinados ao caixa, restando para a divisão  R$ 250.000, a divisão será feita multiplicando o valor total pelo percentual de participação de cada um, ficando da seguinte forma: 

 

  • Sócio majoritário: R$250.000 x 60% = R$ 150.000
  • Membro com participação em 25%: R$ 250.00 x 25% = R$ 62.500
  • Membro com participação minoritária: R$250.000 x 15% = R$ 37.500.

 

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