Impacto da substituição tributária do ICMS em Supermercados
Supermercados são empreendimentos de alta rentabilidade para quem sabe gerir este negócio. Entretanto, o sucesso não é tarefa fácil.
Reunir as principais demandas por abastecimento de regiões inteiras da cidade demanda análise de mercado e desenvoltura para se antecipar às tendências do setor.
Feito tudo isso, é hora de lidar com uma contabilidade complexa, com tributos e alíquotas diversas. Dentre as despesas fiscais, ganha destaque o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incide sobre tudo que um supermercado comercializa.
É nesse sentido que a substituição tributária do ICMS se torna uma aliada para a sustentabilidade dos negócios neste ramo. Esse benefício fiscal ajuda a reduzir o preço das mercadorias e aumentar as vendas.
Quer saber qual o impacto da substituição tributária do ICMS em Supermercados? Este post é para você!
Tenha uma boa leitura!
O que é o ICMS?
O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é uma obrigação tributária da esfera estadual. Ele incide sobre produtos de qualquer segmento da cadeia produtiva nacional: de Gomas de mascar aos televisores de última geração.
Por isso, é um dos maiores vilões do aumento de custos de um produto. As alíquotas deste imposto são estabelecidas pelos estados em conjunto com o Distrito Federal e variam conforme cada local.
O ICMS está presente em qualquer relação comercial, sejam vendas locais, interestaduais ou exportação de produtos. Assim, a fórmula para se calcular taxa do ICMS sobre um produto, deve-se aplicar a seguinte fórmula:
- Preço do produto x alíquota estadual = Valor de venda com o ICMS
Agora que você compreende como o ICMS influencia os preços das mercadorias, entenda o que é o benefício fiscal da substituição deste tributo.
O que é a substituição tributária do ICMS?
Também conhecida como ICMS-ST, a substituição tributária do ICMS é uma solução desenvolvida pelo Governo para gerar incentivos para o comércio.
A tributação do ICMS ocorre de forma antecipada, com a arrecadação integral do valor do imposto recaindo sobre o fabricante, no setor industrial. Para produtos produzidos fora do país e que não sofrem alterações pela indústria nacional, o ICMS é recolhido das empresas importadoras.
Entretanto, esta medida faz com que o produto saia da fábrica com um Margem de Valor Agregado (MVA), refletindo nos preços praticados pelo restante da cadeia produtiva.
Dessa forma, o supermercadista não precisa recolher novamente o ICMS mas tem a precificação de seus produtos afetada pela presença deste imposto embutido no valor que pagou pela aquisição da mercadoria.
Dessa forma, para favorecer o setor comercial a substituição tributária do ICMS em Supermercados ocorre da seguinte forma: o valor de ICMS sobre a mercadoria é agregado ao preço do produto quando há uma transação comercial.
Assim, o ICMS só é cobrado quando há uma troca de titularidade do produto – do supermercado para o cliente – tornada efetiva no ato da compra. Dessa forma, o supermercado tem o valor pago a mais pelo produto restituído na realização da venda.
Leia também: Benefícios Fiscais para Supermercados: entenda mais sobre regime monofásico.
Como a substituição tributária do ICMS em Supermercados impacta nas vendas?
A esta altura, você já compreendeu como é o processo de substituição tributária do ICMS em supermercados.
Entretanto, pode estar se perguntando: se o valor pago pelo consumidor é onerado pelo imposto, de que forma ele favorece as vendas? Separamos alguns dos principais benefícios.
Diminuição de custos
Entre os principais desafios de qualquer empreendedor, está a redução de custos do negócio.
Com a substituição tributária do ICMS, o supermercadista consegue reaver o valor pago no produto, diferente do que ocorreria se o imposto lhe fosse devido.
Desestímulo à competição desleal
Ao promover o recolhimento direto na fonte criar o mecanismo de substituição tributária do ICMS em Supermercados, práticas de rudução de custos de modo ilegal, como a não declaração de impostos ou vendas sem nota fiscal ao consumidor são combatidas no setor supermercadista.
Redução de preços
O cálculo de precificação de um produto envolve diversos fatores financeiros que influenciam sobre eles. No caso de supermercados, que vendem a maior parte de seus produtos, esses elementos são:
- Valor de compra,
- Gastos com transporte;
- Lucro esperado;
- Gastos com manutenção e conservação do produto;
- Custos variáveis;
- Dentre outros.
Dessa forma, com a substituição tributária, a redução desses gastos pode ser reduzida, resultando em preços mais competitivos. Em consequência, ganha-se com o aumento de vendas.
Com menos custos e mais lucros, o empreendedor passa a contar com mais recursos para investir na melhoria de seus serviços e se destacar da concorrência.
Agora que você compreende os benefícios da substituição tributária do ICMS em supermercados, que tal contar com uma contabilidade experiente para te dar suporte neste processo?
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