Passos para precificar corretamente um produto


O mapa do empreendedorismo no Brasil aponta para o crescimento saudável da gestão de negócios no país. 

Um dos motivos de maior preocupação está sendo superado, que é a baixa longevidade de novos negócios: houve um crescimento entre empresas com mais de 3,5 anos. Isso posiciona o Brasil na condição de 7º país com maior número de empreendedores

E a precificação assertiva está entre as principais receitas para o sucesso destas empresas, uma estratégia ainda desafiadora para cerca de 89% dos empresários. Com isso, consolidou-se como ferramenta indispensável para a competitividade no mercado nacional, que ganha cada vez mais visibilidade por seu poder de inovação

Quer se destacar no mercado com preços atrativos para o público e lucrativo para os caixas da empresa? Confira em nosso artigo os passos para precificar corretamente um produto

Boa leitura!

Qual a importância da precificação correta de produtos?

Os desafios de realizar a composição de preços para um produto não são poucos e demandam uma série de análises, que, para serem assertivas, envolvem uma série de ferramentas contábeis. 

O empreendedor precisa cruzar dados como preço dos insumos, custos de produção, impostos incidentes sobre cada mercadoria, despesas fixas e variáveis do negócio — que, no cenário ideal, devem ser cobertas pelas operações de venda.

Além disso, é imprescindível uma boa análise de concorrência, tanto do segmento quanto da localização, caso seu negócio opere regionalmente ou em loja física. Como se pode ver, embutir estas variantes no preço de um produto não é uma tarefa corriqueira. 

O que considerar na hora definir preços para seus produtos?

Precificar corretamente — ou realizar o “pricing” — dos produtos de uma empresa demanda não só saber o que considerar na hora de fixar valores, mas também quais os mecanismos de análise financeira aplicar ao processo. 

Deste modo, um planejamento deve considerar duas perspectivas basilares de análise: 

  • Margem de contribuição: define o custo da mercadoria vendida (CMV) a partir dos custos que deve cobrir;
  • Calibração de preço: seu preço também precisa ser competitivo. Considerados os custos a serem cobertos, deve-se avaliar a média de preços praticadas no mercado para que as metas de vendas não sejam comprometidas.

Considere que cada categoria de produtos deve ter uma margem de contribuição condizente com seus parâmetros de produção, importação e distribuição.

Passos para precificar corretamente um produto.

Agora que você já conhece todas as variáveis e estratégias de base a serem consideradas, confira em detalhes como estruturar um plano de composição de preços eficiente para seu negócio.

Calcule o custo por unidade

Muitos empreendedores calculam os custos de produção envolvidos no ciclo operacional de uma classe de produto, mas se esquecem de apurar o preço unitário. Isso leva a imperfeições na composição de valores para comercialização. 

Particularizar os valores é extremamente importante para precificar corretamente um produto, pois o percentual de faturamento precisa ser bem embutido em cada unidade. 

Sem essa estratégia, o empreendedor dependeria de todo um lote ou safra para arrecadar os valores planejados. 

Apure adequadamente os gastos 

Como já abordado, o cálculo de valores é imprescindível para se precificar corretamente um produto. Entretanto, para ser estratégico no processo, é preciso conhecer os indicadores. São eles:

  • Custos e despesas variáveis: diretamente relacionado ao volume de vendas, variam com a produção, como mão de obra ou insumos;
  • Custos e despesas fixos: gastos operacionais invariáveis, como aluguel, folhas de pagamento e serviços de internet.

A margem de contribuição é apontada pela subtração dos gastos fixos e variáveis, o Valor restante será seu lucro líquido.

Defina as metas de margem e de faturamento 

Na hora de precificar produtos, é preciso considerar, no processo, as despesas com pagamento de vendas em diferentes frentes, que deverão estar incluídas na margem de contribuição que será praticada. São exemplos:

  • E-commerces;
  • Vendas internas;
  • Representantes comerciais;

O plano de precificação e comercialização do produto deve se embasar em uma política de preços e volumes, definidas em orçamento e revisadas no pós-venda. Comprometa-se com margem estabelecida e não a altere durante o ciclo sem uma análise bem estruturada. 

Entenda e conheça o markup e a margem de lucro

Existem muitos empreendedores que confundem o conceito de markup com margem de lucro, dificultando a apuração de cumprimento de metas na precificação.

A margem de lucro é o capital livre de despesas restante nos caixas após uma temporada de vendas e liquidação dos custos e despesas do período a partir do preço final do produto.

Já o markup é o percentual de lucratividade aplicado aos produtos e representa a margem de lucro almejada. Saber como aplicar estas metodologias de análise no cálculo de precificação é estratégico para a competitividade do negócio.

Agora que você já conhece toda a estratégia de precificação, que tal contar com uma contabilidade especializada neste processo?

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