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Markup: como calcular e por que usar na precificação?


Uma das principais ferramentas para colocar a empresa em competitividade no mercado é a precificação atrativa. 

O consumidor irá considerar outras variáveis antes de adquirir um produto ou serviço, mas um preço bem fixado atrai a atenção do indivíduo com intenção de compra para seu produto em 80% dos casos.

Entretanto, mesmo com índices tão relevantes para as vendas, a precificação de produtos ainda 89% dos empreendedores brasileiros não sabem ao certo o que considerar na hora de ajustar os preços de produtos e serviços. 

E, de modo quase generalizado, isso se dá porque o markup, um importante índice para formação de preços, acaba subutilizado no mercado brasileiro.

Ficou interessado? Continue a leitura para compreender mais sobre o markup: como calcular e por que usar na precificação.

O que é o markup?

O Markup é um índice de composição de preços que se utiliza de diversas estratégias de apuração de custos, a margem de lucro esperada da empresa de modo preciso.

Seu objetivo é oferecer dados que auxiliem na identificação do preço mínimo viável para cada uma de suas ofertas. Isso é feito por meio da consideração de despesas fixas e variáveis envolvidas na confecção de um produto ou execução de um serviço. 

O uso dessa metodologia contribui para demonstrar o potencial que cada investimento têm de  produzir rendimentos de modo individualizado, produzindo, desta forma, projeções de rentabilidade.

O markup não é o único indicador que referencia quais os valores estabelecer para as soluções ofertadas por seu negócio, mas é o indicador que irá alicerçar as demais etapas de precificação. 

Como calcular o markup?

É altamente recomendável a aplicação do markup na fase final de fixação do valor unitário para que o cálculo tenha assertividade, é preciso se estabelecer uma base a partir de três indicadores principais:

  • Percentual de despesas fixas (DF);
  • Percentual de despesas variáveis (DV);
  • Margem de lucro desejada (MG).

O markup toma por preço final a diferença – em  percentual – entre o preço de venda e a Margem de Lucro Desejada.  Assim, sua fórmula será a seguinte: 

  • Markup = 100/100 – (DF + DV + (ML).

Por fim, multiplica-se o coeficiente da conta de markup pelo custo unitário do produto ou serviço que se deseja lançar.

Entretanto, não só a arrecadação é visada pelo markup, mas a já mencionada estratégia de diferenciação no mercado por meio de preços lucrativos, porém convidativos para o comprador.

Logo, o percentual de lucro por venda não deve ultrapassar 100%, para evitar produtos muito onerosos.

O que considerar para a composição de preços no markup?

Esse é um ponto de atenção do empreendedor na hora de se aplicar o markup com a estratégia de precificação. É justamente a assertividade na mensuração dos indicadores que compõem markup que garantirá uma coerência com a realidade nos negócios. 

Confira, em detalhes, o que são os fatores considerados no desenvolvimento do markup para precificação de seus produtos ou serviços.

Custos fixos

São os gastos que não se modificam conforme o desempenho das vendas, sendo considerados os custos-base para se manter o negócio em operação. 

São exemplos o aluguel de estabelecimento, custos com folha de pagamento, impostos fixos e similares.

Custos variáveis da empresa

São compostos por  gastos diretamente relacionados às demandas por produção de mercadorias ou prestação de serviços.

Exemplos de custos variáveis são os gastos com matérias-prima, contratação de mão de obra extra em períodos sazonais, frete e até mesmo alguns tributos relacionados à receita. 

Custos de produção

Os custos de produção abarcam todos os valores dispensados à produção  de suas soluções de mercado, e logo, são um componente indispensável para uma composição realista de preços para seus negócios. 

Ainda considerando os custos de produção em seu markup permite um planejamento de ofertas e promoções muito mais eficiente para sua empresa. Isso porque pode acompanhar baixas em impostos ou em preços de insumos para refletir em precificações estrategicamente mais vantajosas. 

 

Margem de lucro

A margem de lucro é um indicador indispensável para produzir um markup condizente com os projetos de futuro da empresa, uma vez que se demonstra quanto a gestão espera arrecadar com seus projetos de venda.

Para tanto, a margem de lucro apura o ganho monetário de cada venda após deduzidos os custos gerais que incidem sobre cada operação – sejam de natureza tributária ou operacional. 

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