gestao-de-compras-construcao-civil

Gestão de compras na construção civil: como torná-la estratégica?


O ramo da construção civil é um dos principais segmentos industriais do Brasil, consolidando-se como um dos mais fortes motores econômicos do País. Não por acaso, o setor foi um dos poucos que apresentou crescimento acima dos índices nacionais no pós-pandemia

O momento é favorável para os negócios e, para se beneficiar ao máximo das oportunidades de crescimento, gestores da construção civil devem estar atentos a aspectos estratégicos do negócio. 

Nesse sentido, uma das atividades que mais demandam atenção é a gestão de compras. Isso porque, na construção civil, o consumo de recursos é muito alto.

Sem uma organização eficaz das compras, a área pode representar um dreno de capital, desequilibrando as finanças do negócio na totalidade. 

Por isso, preparamos este artigo para você conhecer meios para tornar estratégica a gestão de compras na construção civil

 

Boa leitura!

O que é uma gestão de compras?

No ramo da construção civil, o aspecto que mais onera uma obra são as compras. São insumos, materiais, equipamentos de segurança e ferramentas, além-maquinários de pequeno a grande porte que estão sempre sendo acrescentados ou substituídos. 

Assim, a gestão de compras na construção civil é imprescindível para se desenvolver um projeto de qualidade ao conferir uma visão clara do capital que está sendo consumido, permitindo ações estratégicas e planos de contenção de custos. 

Este método consiste em uma logística de estoque de uma obra que torna todo o processo mais organizado e eficiente. Assim, é possível identificar gargalos operacionais e otimizar o desempenho na totalidade. 

Com a gestão de compras, é possível fazer uma projeção de toda a demanda para um novo ciclo ou etapa de um projeto, permitindo a aquisição antecipada de insumos, resultando em preços reduzidos e maior fluidez na execução das obras, que não sofrerão com interrupções por falta de materiais ou outros recursos.

Como tornar a gestão de compras estratégica para a construção  civil?

Uma gestão de compras na construção civil bem planejada contribui para mais lucro e produtividade. Além disso, um projeto mais fluido resulta em mais eficiência na prestação dos serviços e mais  pontualidade nas entregas, elevando o índice de aprovação junto aos clientes.

Agora que você  já compreende o que é a gestão de custos e como ela pode contribuir para a melhoria do desempenho dos negócios em construção civil, confira como torná-la estratégica em sua empresa.

Realize pesquisas de mercado

Adquirir materiais e serviços de qualidade a baixos preços envolve pesquisas pormenorizadas de mercado. 

Assim, como ponto de partida para uma gestão de compras eficiente, uma etapa indispensável é programar um tempo para dedicar-se à análise de mercado. 

Faça um  levantamento dos melhores produtos, locais de compra com melhores condições de pagamento e fornecedores de mais confiança, comprometimento e foco em qualidade.

Planeje as etapas do projeto

O primeiro passo é verificar o capital disponível para a  execução do projeto como um todo. 

Em um segundo momento, é preciso compreender qual o percentual deste capital está destinado a que tipo de serviço. 

Após definido quanto do montante total está destinado à compra de materiais, é interessante – com base no levantamento prévio de processos e fornecedores – estabelecer um valor de referência de quando se pretende gastar em compras.

Isso demonstrará se os gastos estão ultrapassando o previsto, bem como permitirá criar planos para gestão de imprevistos. 

Mapeie a demanda de materiais de um projeto

Outro aspecto muito importante para a gestão de compras na construção civil é ter um mapeamento claro de toda a demanda de material para um determinado projeto.

Isso porque o material gasto varia de uma obra para outra, seja pelo tamanho, tipo de estrutura, terreno sobre o qual está sendo erigida, dentre outros. 

Para uma gestão de compras assertiva, uma previsão de materiais irá complementar as etapas anteriores. 

Mantenha um bom controle de estoque

Por fim, como já abordado, a má gestão de registros de entrada e saída de materiais, reposição ou aquisição de equipamento e materiais pode resultar em falta de insumos essenciais, imprevistos e gastos não contabilizados, resultando em desequilíbrio das finanças ou em atrasos na entrega. 

Dessa forma, parte estratégica da gestão de compras na construção civil é adotar a condução periódica de auditorias de estoque, mantendo números sempre atualizados e evitando, ainda, descontrole nas saídas de materiais. 

https://gsigma.com.br/#contato

 

 

Conte com suporte especializado da Sigma para uma boa gestão de compras para sua empresa!

Quem implementa uma gestão de compras na construção civil de modo eficiente em sua empresa? Conte com o suporte da Sigma Contabilidade!

Somos uma empresa situada em Brasília credenciada ao Sebrae e com 19 anos de mercado.

Temos vasta experiência na prestação de serviços contábeis para empresas do ramo da construção e podemos fornecer esta e outras soluções que vão levar a organização do negócio a outro patamar. 

Entre em contato e conheça nossos serviços especializados!

Gostou deste artigo? Conheça mais em nosso blog! Siga nossas redes sociais!

Continue a leitura:  Qual a importância da Consultoria contábil para construção Civil: como a Sigma Contabilidade pode ajudar seu negócio. 

FONE

(62) 3095-6240

Endereço

Av. Anhanguera, n.5674, Ed. Palácio
do Comércio, sala 101 - 74043-010 - Goiânia-GO

E-mail:

contato@gsigma.com.br

Siga-nos no Instagram

© 2020 Sigma Contabilidade - Todos os direitos reservados.